Aqto

Em tempos de quarentena, isolamento social e consequentemente home office, as empresas estão repensando todas as suas práticas de gestão de pessoas. Uma das práticas mais afetadas são os programas de treinamento corporativo. Isto porque em geral, essa prática envolve essencialmente experiências de aprendizagem presenciais.

Mas a forma de aprender está mudando rapidamente. Em uma pesquisa realizada em Abril de 2020 pela Gestaum Lab e Vibbra sobre o home office durante a quarentena no Brasil, 51,8% dos respondentes disseram estar dedicando mais tempo ao seu aprendizado ao trabalharem home office e 72,1% disseram estar utilizando de forma mais frequente ferramentas digitais para desenvolver habilidades profissionais, durante o período home office.

Alguma dúvida ainda que o treinamento online veio para ficar? A Aqto tem realizado diversas experiências de treinamento remoto e vamos aqui compartilhar um pouco do nosso aprendizado.

Tipos de treinamento online

O treinamento online pode ser realizado de duas formas:

  1. No formato EAD (educação à distância), com conteúdo disponibilizado nas plataformas de LMS no formato de vídeos, games, dentre outros, onde os participantes assistem quando quiserem de seus laptops ou celulares. Esse tipo chamamos de treinamento online assíncrono.

  2. No formato de treinamentos online síncronos, com a presença dos participantes e facilitador virtualmente, através de plataformas de vídeo conferência. Esse tipo substitui as experiências presenciais, e conseguem proporcionar experiências ativas de aprendizagem da mesma forma.

Podemos ainda mesclar as duas formas em um programa de maior duração.

Design e condução de treinamentos online síncronos

Desenhar e facilitar treinamentos virtuais não é o mesmo que conduzir treinamentos presenciais. A atenção dos participantes em experiências remotas pode ser menor pois existe um risco das pessoas se engajarem em multitarefas, como ler e-mails, responder mensagens e trabalhar durante o treinamento.

Portanto, algumas dicas são importantes.

  • Utilizar módulos de no máximo 2h;

  • Usar exposição de conteúdo pelo facilitador por períodos de no máximo 10min;

  • Redesenhar os exercícios a partir dos recursos tecnológicos disponíveis, mantendo a aprendizagem ativa. Como uma boa plataforma de vídeo conferência que permita separar as salas como o zoom, formulários online como google forms, ferramentas para fazer enquetes como o mentimeter e white boards compartilhados como o jamboard ou miro;

  • Abusar dos recursos visuais, pois são ainda mais importantes (PPT, vídeos) do que em treinamentos presenciais.

Vantagens do treinamento online

Os treinamentos virtuais apresentam algumas vantagens, dentre elas:

  • Possibilidade de alcançar um número maior de participantes;

  • Redução de custos, já que não existem custos com logística como aluguel de sala e equipamentos, deslocamento e materiais impressos;

  • Maior aproveitamento do tempo, pois ninguém precisa sair de casa.

Sabemos que esse tipo de treinamento será cada vez mais presente nas empresas. Se você precisa de ajuda para repensar todas as suas práticas de educação corporativa, fale com a Aqto.

Foto de Chris Montgomery