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Todo gestor já deve ter se perguntado, o que faz com que as equipes desempenhem bem o seu trabalho? Como eu posso impulsionar os resultados do meu time?

Essa resposta não é simples, porém alguns autores dão algumas pistas do que faz uma equipe ter alto desempenho. Um desses autores é o Patrick Lencioni, que se tornou bastante conhecido no mundo corporativo, com seu livro os 5 Desafios das Equipes.

No livro, o autor define algumas dimensões essenciais para que as equipes entreguem resultados de alta performance. Ou, como ele mesmo diz, as cinco disfunções das equipes, que são coisas que impedem ou atrapalham os resultados.

Gosto da perspectiva apreciativa, por isso, adaptei essas dimensões trazendo um olhar baseado também na mentalidade ágil. Vamos mostrar quais são essas dimensões.

  • Propósito compartilhado: Toda equipe precisa saber por que estão trabalhando juntas. Declarar uma missão única, ou um objetivo inspirador que unifique a todos é fundamental.
  • Confiança: Sem confiança nada acontece. Uma boa relação é baseada em confiança mútua. Por isso, as equipes precisam fazer um esforço para criar e nutri a confiança entre seus membros.
  • Conversa franca: se existe confiança, as pessoas se sentem à vontade para falar o que pensam, para dar feedback uma às outras e para cobrar dedicação e entrega uma das outras. Não existe espaço para “fofoca” ou pequenos ruídos em uma equipe de alta performance. Os incômodos são ditos e tratados quando acontecem.
  • Autogestão: Uma equipe de alta performance funciona mesmo sem a presença do líder. Os membros se auto organizam, estabelecem suas metas e seus planos para alcançá-las. Para que a autogestão funcione, o líder precisa ter uma postura de facilitador. E quem sabe, esse papel de liderança na equipe nem precise existir formalmente. A liderança se torna natural e distribuída. Muito mais uma atitude do que um cargo.
  • Foco em geração de valor: Muito mais do que foco em resultados, as equipes precisam gerar valor. Valor é que tudo que importa para o cliente ou stakeholder atendido pela equipe. O resultado precisa ser de valor. Caso contrário, a equipe está atendendo a quem?

Construir uma equipe de alto desempenho leva tempo e exige dedicação de todos. Mas vale à pena. Quem já trabalhou em uma equipe assim, sabe.