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Uma parte fundamental do desenvolvimento de um colaborador é o que chamamos de Plano de Desenvolvimento Individual – o famoso PDI.

E o que é um PDI?

O PDI é um plano das ações que serão realizadas pelo colaborador com apoio do seu gestor em direção ao seu desenvolvimento. Geralmente, são baseadas em habilidades, competências ou comportamentos que o colaborador quer ou precisa melhorar para alcançar seus resultados.

 

E como podemos montar um bom PDI?

1) Identificar O QUE desenvolver

Em primeiro lugar, precisamos saber o que queremos ou precisamos desenvolver. Pode ser uma habilidade técnica ou comportamental, as chamadas soft skills. Dois inputs são relevantes aqui: a) Feedbacks recebidos ou autoavaliações sobre pontos de melhoria e b) interesses de carreira e próximos passos na jornada de aprendizagem.

 

2) Definir o COMO desenvolver

Para cada habilidade a ser desenvolvimento, devemos definir algumas ações de desenvolvimento. Essas ações devem ser específicas e com prazo determinado para acontecer.

É bastante comum vermos PDIs com muitas ações direcionadas à realização de treinamentos. E isso é errado? Não, porém sabe-se que não é só fazendo treinamentos que aprendemos. Muito pelo contrário.

Você conhece o Modelo 70 / 20 / 10?

Criado por Lombardo e Eichinger em 1996, esse modelo diz que o aprendizado dos profissionais bem sucedidos acontece:

  • 70% pela experiência (on the job);

  • 20% pelas relações (networking, conversas informais, conversas de feedback, mentoring, coaching);

  • 10% em treinamentos formais (treinamentos/aulas presenciais, leituras, treinamentos online).

Isso significa que a maior parte do esforço para desenvolver habilidades está no dia a dia, nas experiências que o profissional terá dentro da organização.

Neste sentido, o PDI deve ter ações focadas na prática (70%) como participação em novos projetos ou execução de tarefas desafiadoras, ações focadas em conversas de desenvolvimento 1:1 como a troca de experiências com pares, mentoria, coaching ou feedbacks programados com o gestor (20%) e também realização de treinamentos ou leituras (10%).

Se seu PDI tiver essa combinação de ações já é um excelente começo. O melhor ainda será a execução disciplinada de todas elas.

Foto de Glenn Carstens