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O feedback é uma das conversas mais faladas em uma empresa, porém ainda existem pessoas que não sabem como dar ou receber feedback de forma efetiva. Para ajudar colaboradores e gestores nessa tarefa, trazemos aqui como definirmos os tipos de feedback.

 

Para começar, vamos relembrar o que é um feedback?

Feedback é uma conversa de retroalimentação que serve para apoiar o desenvolvimento de um indivíduo, seja dentro ou fora de uma organização. É um retorno que se dá ou que se recebe sobre uma determinada atitude, com o objetivo de sustentá-la ou de redirecioná-la no futuro. Algumas empresas passaram a chamar de feedfoward para reforçar que essa conversa deve direcionar ao aprendizado de novas habilidades ou comportamento no futuro. Porém, para mim, feedback e feedfoward são a mesma coisa. A intenção é a mesma: com base no passado, direcionamos o futuro.

 

Vamos então, aos tipos de feedback:

Pensou que iríamos falar de feedback positivo e construtivo ou negativo? Não. Na minha opinião, todo feedback é positivo se a intenção for ajudar. Portanto, falamos aqui do feedback em tempo real, do feedback programado e do feedback para melhoria contínua.

· Feedback EM TEMPO REAL, é uma conversa que acontece logo após uma situação que merece um retorno. Seja para reconhecer a pessoa por uma entrega ou contribuição, ou para reorientar uma tarefa ou um comportamento. Ou seja, é um retorno sobre situações específicas, pontuais, relevantes e recentes. Não podemos esperar um ano para abordar esse tipo de situação.

· Feedback PROGRAMADO, é uma conversa um a um, com foco em olhar desempenho e desenvolvimento, programada previamente. Exige preparação das pessoas envolvidas para a conversa. Geralmente é realizado como parte do processo de avaliação de desempenho da empresa ou pode também partir de um pedido de feedback.

· Feedback para MELHORIA CONTÍNUA, é dado para apoiar o desenvolvimento de habilidades ou comportamentos específicos. Pode ser baseado em questionários com escala ou em perguntas mais abertas, como “o que preciso manter e o que preciso melhorar?”

E agora que você já sabe quais são os tipos de feedback, vale reforçar que toda conversa de feedback exige intenção, humildade, conversa franca e compromisso. Sem isso, pode até parecer, mas não será um feedback.

Foto de Christina Wocintechchat