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A gestão de pessoas e equipes acontece na prática por meio de conversas. O que os líderes não percebem, é que seus resultados estão diretamente ligados às conversas que tiveram ou que deixaram de ter com suas equipes, gestores ou pares. Nós na Aqto, chamamos essas conversas de Diálogos de Gestão.

 

Os Diálogos de Gestão

No dia a dia, líderes e equipes compartilham ideias, fazem acordos, planejam projetos e atividades, participam de reuniões juntos e muito mais. Mesmo que remotamente, a comunicação faz parte da relação de gestores e colaboradores. Você já parou para pensar na qualidade dessas interações? O quanto de retrabalham essas geram? Pois existem 3 conversas fundamentais que os líderes não podem deixar de ter. Vamos ver quais são elas:

Conversas para combinar:

Essas conversas envolvem combinar as regras do jogo. Transformar expectativas em combinados claros é o principal objetivo delas. Fazer pedidos concretos, negociar prazos e estabelecer padrões de desempenho e de comportamento são os assuntos principais – sempre ligados ao que é mais relevante para os indivíduos, para a equipe ou para a empresa. São a base de qualquer relação de trabalho. Sem essas conversas, geralmente o que vemos é baixa performance, pouco engajamento e frustração.

Conversas para desenvolver:

Tão fundamental quando combinar as coisas é preparar a equipe para os desafios e formar sucessores. As conversas para desenvolver envolvem feedbacks, orientações e mentoria. Fazer junto, observar e treinar equipe é papel do gestor.

Conversas para acompanhar resultados:

Não estamos falando só das famosas “avaliações de desempenho” formais da empresa. Mas também das rotinas criadas pelo gestor e sua equipe para acompanhar resultados e indicadores, revisar planos e projetos. Afinal, se não estamos acompanhando os resultados, como vamos chegar onde queremos?

Todas essas conversas têm algo em comum: o diálogo franco e a escuta ativa. Se você ainda não sabe escutar genuinamente, comece por aí. Uma boa conversa começa com uma boa pergunta. Parece simples, mas ainda precisamos melhorar muito a nossa maneira de conversar.

É isso que chamamos de Diálogos de Gestão, e é a base da formação de líderes da Aqto.