- 27 de julho de 2021
- Por: admin
- Categoria: Blog
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Já falamos aqui que o futuro do trabalho é híbrido. Todas as pesquisas apontam para essa direção. Um estudo recente do Gallup mostrou que 50% dos entrevistados nos EUA querem trabalhar de forma híbrida ou totalmente remota.
Nesse ponto da pandemia, aprendemos a trabalhar de forma remota. Mas e quando tivermos parte da equipe no escritório e parte remota? Como faremos para evitar falhas de comunicação e a baixa socialização e integração das pessoas que optarem por ficarem mais tempo remotamente?
Reunimos aqui 3 dicas principais.
- Repense junto com a equipe que rotinas e rituais de gestão serão necessárias para habilitar o trabalho híbrido. Será necessário testar, errar e revisitar constantemente essas rotinas até que vocês sintam que a comunicação está fluída entre todos. Uma possível solução seria ter pelo menos um ritual presencial por semana, ou pelo menos síncrono, mesmo que parte esteja online. Nesses casos, garanta que a conectividade facilite a participação e o engajamento de quem estiver participando remotamente. Em reuniões híbridas, frequentemente esquecemos de quem está remoto. Cuide especialmente dos rituais de tomada de decisão ou de comunicação de decisões.
- Crie estratégias para formalizar a comunicação e gerir conhecimento. Utilize ferramentas de comunicação assíncrona para garantir que todos estão por dentro do que está acontecendo na equipe. Lembre-se que nem todos estarão no escritório, portanto combinados na hora do café deixarão parte da equipe de fora.
- Garanta que a equipe tenha espaços síncronos de socialização, mesmo de forma híbrida. Lembre-se de que quem não está no escritório também faz parte da equipe, porém nem sempre estarão presencialmente nos cafés e almoços informais. Todos precisarão fazer um esforço para criar esses espaços de conversas informais de forma híbrida.