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Segundo a ,Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão.

E o que isso tem a ver com o ambiente de trabalho? Muito. Segundo dados da OMS, os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas do absenteísmo no mundo.

Por isso, a importância de estarmos atentos aos sinais nas nossas equipes. Líderes precisam acolher e orientar as pessoas a buscarem ajuda. E principalmente precisam estar preocupados em criar um ambiente emocionalmente saudável e seguro. Um ambiente de trabalho negativo poderá gerar questões sérias de saúde mental. E o clima emocional representa até 30% dos resultados das empresas, segundo uma pesquisa de Daniel Goleman.

Existem algumas iniciativas que as empresas e líderes podem adotar para cuidar da saúde mental no trabalho:

  1. Dialogar sobre o tema: criar fóruns onde as pessoas possam conversar sobre temas de saúde mental, especialmente sobre a ,síndrome do burnout. Demonstrar apoio aos funcionários quando o assunto for trazido à tona.
  2. Criar e implementar políticas adequadas de saúde e segurança: Para além da legislação, é fundamental que as empresas atentem para boas práticas de saúde e segurança.
  3. Tornar a liderança humanizada, com respeito aos indivíduos: dando mais autonomia e flexibilidade e eliminando casos de assédio moral ainda existentes em muitos ambientes. Um líder que se preocupa com sua equipe e abre espaço para o diálogo cria um ambiente emocionalmente seguro e positivo.
  4. Divulgar canais de ajuda: O que muitas pessoas não sabem, é que existe um trabalho gratuito feito pela CVV (Centro de Valorização a Vida no Brasil para prevenção do suicídio. Basta ligar 188.

Precisamos mais do que nunca, falar sobre saúde mental no trabalho.