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Gestores que não desenvolvem sua liderança prejudicam a cultura organizacional, desmoralizam equipes de alto desempenho e criam ambientes de trabalho caóticos e tóxicos, onde todos os funcionários são condenados a pagar um preço muito alto. 

E, mesmo que você tenha tido a sorte de nunca ter trabalhado com um deles, é possível identificá-los pela maneira como se comunicam, por isso, separamos frases típicas usadas por pessoas que não desenvolveram ainda sua capacidade de liderança: 

“Erros foram cometidos” – A frase pode quebrar a confiança. Os ouvintes pensam que uma pessoa desconhecida cometeu erros porque você não identifica exatamente quem é essa pessoa ou o que foi feito de errado. 

“Para ser sincero com você…”- Quando se escuta isso, automaticamente, mesmo que no subconsciente se pensa que em todas as outras vezes a pessoa estava mentindo. 

“Ele é apenas o assistente” – Quando se sai dizendo coisas como “eles são apenas estagiários”, impacta as relações e o vínculo com a equipe. Fica claro para todos que ouvem que você vê seus colegas ou funcionários como inferiores. 

“Lá vem você de novo” – Os líderes devem inspirar, desenvolver, incentivar e elevar seus funcionários. E essa frase, na verdade, serve para desencorajar o desempenho e criar cada vez mais inseguranças nos outros. 

“Veja, eu estava certo” – Pessoas que fazem questão de destacar como estão certas tendem a ter uma necessidade desesperada de se sentir superior. Além da comunicação existem 03 pontos principais que devem ser observados: 

  • falha na capacidade de influenciar e ou motivar- Um bom líder precisa ter o feeling e estar capacitado para saber como motivar sua equipe. 
  • falha em alcançar o objetivo – Em outras palavras: ele tem que bater metas. Se ele falha, sua posição começa a ser comprometida. 
  • falha na capacidade de manter a equipe unida – Há certos líderes que querem obter resultados a qualquer custo. Para isso, forçam sua equipe para alcançar o objetivo estipulado para o período. Adotam um comportamento agressivo, visando bater a meta, sem dedicar muita atenção às consequências sobre a equipe a médio e longo prazos. As falhas foram identificadas. 

Como melhorar? Agende uma reunião sozinho com o líder para passar um feedback munido de informações concretas e procure manter o foco da discussão naquilo que pode ser melhorado. Uma dica é utilizar o modelo de abordagem “tipo sanduíche”: começa destacando aspectos positivos – apresenta as falhas – termina com aspectos positivos; Procure tratar de fatos, não de pessoas e deixe claro o desejo de buscar o melhor para os interesses da organização;