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Desde a pandemia, em que os colaboradores puderam trabalhar no modo online ou híbrido e perceberam as vantagens em não precisar mais perder horas no trânsito e ter responsabilidades com entregas de trabalho e não mais com o “bater o ponto”, parece que virou uma chave de tudo que não precisam mais se submeter.

As empresas no geral tem se desdobrado mais para motivar seus funcionários e evitar o famoso Turnover, que acaba trazendo prejuízos com o tempo e dinheiro gastos com recrutamento e seleção.

E o que todas querem saber é, como motivar os funcionários?

Não existe uma receita de bolo para isso, afinal, as pessoas são únicas e se motivam de formas diferentes, mas alguns estudos indicam que a motivação dos colaboradores pode acontecer de três maneiras: pelos chefes, pelos sistemas de recompensa e pela política organizacional.

  1. Chefes – têm o papel de fornecer apoio e encorajar a autodireção.

Os funcionários que se sentem apoiados por seus chefes têm uma sensação de segurança e autoestima que lhes permite recorrer à motivação interna. Portanto, garanta que seus gerentes estejam sempre ajudando a construir uma maior segurança psicológica no trabalho, seja ouvindo as ideias dos colaboradores ou encontrando maneiras de alinhar oportunidades, projetos e atribuições deixando o trabalho mais significativo para todos.

      2. Crie sistemas de recompensas, pois os funcionários se sentirão motivados ao reconhecer que os gerentes criam metas importantes e desafiadoras (mas não impossíveis). E principalmente, conceda acesso ao desenvolvimento profissional para que essas metas sejam batidas.

Exemplos de recompensas: aumentos salariais, bônus, opções de ações, promoções e reconhecimento.

Mas atenção, esse sistema de metas pode ser um tiro pela culatra se dirigido de maneira opressiva como por exemplo um sistema de bônus que coloca em risco grandes quantias de remuneração, ou que coloca os gerentes uns contra os outros, fomentando a competição acirrada entre os membros da equipe.

      3. Minimize a política organizacional e promova a justiça.

Em muitas organizações, o ambiente é altamente politizado e os gerentes sentem que devem se engajar em comportamento político (por exemplo, conectar-se a diretores com influência, manipular os outros, reprimir críticas honestas, concordar com as ideias e ações dos outros por puro interesse). Esse tipo de política dentro de uma empresa, interfere diretamente na motivação dos funcionários que saberão que só poderão crescer ou ter alguma oportunidade ali dentro se fizerem as “amizades certas”.

Os sistemas organizacionais e os líderes devem garantir que as recompensas e promoções sejam baseadas em medidas válidas de qualificação e desempenho, em vez de conexões com pessoas poderosas, e que os chefes sejam espertos o suficiente para não serem enganados pela autopromoção escancarada.

Ajude seus funcionários a entenderem suas próprias motivações, pois as pessoas mais felizes, produtivas e engajadas estão fazendo um trabalho que se alinha com o que as motiva. Portanto, sempre que possível, gerentes e funcionários devem trabalhar juntos para “esculpir” funções e ajustar tarefas para que estejam mais alinhados com o que cada um gosta de fazer.

Preocupe-se com as pessoas. O envolvimento dos funcionários e a intenção de permanecer na empresa atual é muito maior quando os gestores se preocupam com seu bem-estar.

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1 comentário

  • […] Em primeiro lugar, quando nos sentimos felizes no trabalho, somos mais propensos a estarmos motivados. A motivação é um dos principais impulsionadores da produtividade. Colaboradores que estão satisfeitos com o que fazem tendem a se dedicar mais às suas tarefas, buscando constantemente maneiras de melhorar e alcançar resultados positivos. A felicidade proporciona um senso de propósito e realização, o que contribui diretamente para uma maior motivação no trabalho. […]

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