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Antes de falarmos sobre ações que você pode fazer na sua empresa para melhorar a saúde mental dos seus colaboradores precisamos falar sobre “estigma”.

Você sabe o que é?

Estigma é quando há certo grau de vergonha, preconceito ou discriminação contra pessoas com quadros adversos de saúde mental e pode acontecer por meio do:

Autoestigma – quando a pessoa que está doente acaba interiorizando os estereótipos e preconceitos e passa a se sentir destruído e sem propósito.

Do estigma público – é quando se cria um ambiente no qual as pessoas com doenças/transtornos mentais passam a ser desacreditadas, temidas e isoladas.

Por que estamos falando sobre o estigma?

Porque ele pode interferir diretamente no ato de procurar ajuda profissional para uma doença mental, já que, vem carregado de preconceitos que acabam impossibilitando ainda mais uma pessoa que já está passando por um momento de vulnerabilidade.

Segundo pesquisa feita pela Mckinsey & Company muitos funcionários com algum quadro adverso de saúde comportamental chegam a evitar o tratamento médico por não quererem que as pessoas saibam do seu quadro de saúde mental.

Então, como podemos combater o estigma e melhorar a saúde mental dentro do trabalho?

As empresas com certeza não conseguirão mudar a percepção de doença mental, simplesmente, impondo um decreto de que é proibido ter preconceito, certo?

Ao invés disso, que tal criar um programa de treinamento para educar seus colaboradores?

Promova palestras, convide profissionais da área da saúde para falar sobre o assunto, pesquise fontes seguras, compre cursos para que seus gestores se capacitem ao ponto de conseguir observar os sinais de estresse e de outros transtornos na sua equipe.

Outra ação muito válida, é trazer depoimentos de pessoas reais que passaram por alguma doença/transtorno mental e sobre como elas conseguiram procurar ajuda profissional e seguir adiante com suas vidas.

Além disso, é fundamental que o gestor contribua para uma cultura organizacional colaborativa e não competitiva, em que todos possam participar e que tenham um canal de comunicação aberto ao diálogo e à resolução de conflitos de forma saudável e madura.

E lembre-se, conte conosco para te ajudar a implementar uma gestão saudável e colaborativa.

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