Aqto

A comunicação eficaz é a espinha dorsal de qualquer ambiente de trabalho produtivo e saudável. A capacidade de transmitir ideias, colaborar e resolver problemas depende diretamente da qualidade da comunicação entre os membros da equipe. 

 

Se você deseja promover um ambiente de trabalho mais eficiente e harmonioso, neste texto separamos as três principais dicas infalíveis para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho. Confira!

 

Dicas para uma boa comunicação no ambiente de trabalho

 

  1. Priorize a comunicação bidirecional

 

Quando abordamos a comunicação no ambiente de trabalho, é fundamental reconhecer que ouvir desempenha um papel tão crucial quanto falar. Participar ativamente de uma equipe colaborativa implica não apenas em expressar suas próprias ideias, mas também em estar aberto para ouvir as perspectivas dos outros.

 

Duas abordagens de escuta comuns são a escuta reativa e a escuta compreensiva. A escuta reativa consiste em ouvir com o propósito de preparar uma resposta imediata. Essa abordagem frequentemente leva à perda de partes importantes da mensagem do interlocutor ou até redundância na conversa.

 

Por outro lado, a escuta compreensiva se apresenta como um método mais eficaz. Nesse tipo, o foco reside inteiramente na compreensão do que a outra pessoa está comunicando. Sem interrupções de pensamentos sobre como formular uma resposta. Caso surjam pensamentos ou comentários que se deseje compartilhar durante o diálogo, é recomendável anotá-los e, em seguida, retornar à postura de escuta compreensiva. Dessa forma, é possível evitar distrações e permite uma conexão mais profunda com a mensagem do outro interlocutor.

 

  1. Apegue-se aos fatos

 

Diana Chapman, co-fundadora do Conscious Leadership Group, propôs a abordagem “Fatos versus Histórias”, uma técnica valiosa para aprimorar a clareza e evitar interpretações precipitadas. Dentro desse contexto, “Fatos” assumem a forma de eventos objetivos, que todos os envolvidos podem concordar como verdadeiros. Já as “Histórias”, são as interpretações que atribuímos a esses fatos.

 

É importante ter em mente que as histórias que construímos frequentemente carregam um teor subjetivo e nem sempre capturam com precisão a realidade. Antes de tomar qualquer medida com base em uma história, verifique a veracidade dos fatos. Esse processo de diálogo pode proporcionar uma compreensão mais completa e precisa da situação, evitando, assim, a tomada de decisões fundamentadas em suposições.

 

  1. Atenção à linguagem corporal e tom de voz

 

A arte da comunicação é muito mais do que pronunciar palavras; abrange também a maneira pela qual as comunicamos. Portanto, não devemos apenas ter em mente o conteúdo das palavras, mas também a forma como as proferimos. 

 

É importante evitar cruzar os braços ou adotar uma postura fria, uma vez que esses gestos podem enviar sinais inadequados. Às vezes, nossa linguagem corporal pode estar desconexa da situação em discussão; ela pode estar relacionada à fadiga ou ao estresse oriundo de nossa vida pessoal. Mas, os nossos colegas de equipe podem interpretar essas ações como descontentamento ou insatisfação em relação a eles.

 

Especialmente em conversas desafiadoras, é aconselhável adotar uma linguagem corporal relaxada e expressões faciais neutras. Lembrando que a linguagem corporal e o tom de voz costumam ter um peso maior do que as próprias palavras. Ao nos comunicarmos, devemos buscar alinhar nossa postura e expressões com a mensagem que desejamos transmitir para estabelecer uma comunicação clara e evitar mal-entendidos.

 

Aprimorar a comunicação no ambiente de trabalho é um investimento valioso que traz benefícios tangíveis em termos de produtividade, colaboração e satisfação da equipe. Se a sua equipe está precisando de auxílio, conte a Aqto!

 

Gostou do conteúdo? Siga-nos também no Instagram e no LinkedIn para receber atualizações semanais.