Aqto

Os benefícios flexíveis têm sido cada vez mais importantes na hora de o colaborador decidir entre uma empresa e outra. Assim, bem-estar, qualidade de vida e equilíbrio entre vida profissional e pessoal é algo levado a sério pelas pessoas. Por isso, muitas empresas já perceberam que este é um tema importante na hora de reter talentos e assim tem mudado a forma como as organizações têm realizado a entrega dos benefícios. 

 

Nesse contexto, uma pesquisa recente do portal Mundo RH, mostrou que 78% dos trabalhadores acreditam que os benefícios flexíveis são um diferencial no momento de optar por uma vaga de emprego. Do mesmo modo, outros 65% dos entrevistados disseram que se os benefícios não forem alinhados com suas necessidades individuais, considerariam deixar o emprego. 

 

O que são benefícios flexíveis

 

Benefícios flexíveis são um modelo de compensação oferecido pelas empresas aos funcionários. Nesse sistema, os trabalhadores têm a flexibilidade de escolher os benefícios que melhor atendem às suas necessidades pessoais e familiares a partir de um conjunto de opções oferecidas pela organização. Assim, ao invés de receber um pacote de benefícios padrão, os funcionários têm um orçamento ou créditos que podem ser usados para personalizar seu pacote de benefícios de acordo com suas preferências individuais.

Entre as opções disponíveis, pode ter plano de saúde,  vale-alimentação, auxílio-educação, plano de aposentadoria privada, horas de trabalho flexíveis, auxílio-creche, plano odontológico, entre outros. Dessa forma, os benefícios conseguem atender todos os funcionários, o que permite que escolham o que é essencial para eles e seus familiares. Além disso, contribui para a satisfação das pessoas, bem como para reter e atrair novos talentos. 

 

Benefício é investimento

 

Uma das grandes preocupações das empresas é com a rotatividade dos colaboradores, o chamado turnover. Assim, a alta rotatividade de pessoas significa gastos com contratação e treinamento. Ou seja, ao adotar os benefícios flexíveis, a organização passa a reter talentos e reduzir custos. 

 

A pesquisa da Mundo RH mostrou ainda que as empresas que adotam esse modelo, acabam tendo uma taxa de retenção 30% maior do que as que ofertam os benefícios tradicionais.

Como a sua empresa tem olhado para os benefícios dos colaboradores? Na Aqto, oferecemos consultorias para gerar resultados para sua empresa. Nós podemos te ajudar, entre em contato conosco para mais informações!