Mídias Sociais

essa-tecnica-de-coaching-funciona-mesmo-

Sim, funciona.

A razão é bem simples.O coaching é uma técnica que se alimenta de vários ramos do conhecimento para conduzir pessoas a alcançarem  objetivos específicos.

O programa de coaching da Aqto se baseia na metodologia do coaching ontológico que consiste em um processo transformacional que conecta o indivíduo (coachee) à novas práticas para produzir melhores resultados. Para isso, ao longo do processo conseguimos acessar o que está bloqueando seu potencial no trabalho para então direcionar e sustentar mudanças de comportamento.

O Coaching Ontológico apoia o indivíduo a partir da entrega de novos olhares e perspectivas sobre as situações, facilitando assim seu aprendizado. Realizamos programas de coaching individual, de grupo e de equipe. Em todos os casos, com o propósito de ajudar sua empresa a alcançar seus resultados.

Nós somos a Aqto. Vamos conversar mais? 

o-que-voce-faz-para-desenvolver-seus-tal

Por mais que a tecnologia automatize processos e transforme empresas estrategicamente, o principal suporte para a sobrevivência das organizações ainda são as pessoas. Nós sabemos muito bem disso, pois desenvolvemos metodologia 100% digital para oferecer o que há de melhor em consultoria e assessoria em RH.

E tudo isso tendo como principal horizonte a valorização das pessoas para transformá-las cada vez mais em mentes empreendedoras, inovadoras e capazes de serem agentes ativos na transformação dos negócios.

O que você faz para reter seus talentos? Oferece salários altos e um bom mix de benefícios?

Tudo isso ajuda, mas é preciso dar um passo além, que é transformar a cultura da empresa para torná-la atraente para essas pessoas transformadoras.

 

É para ajudar você a dar esse e outros passos importantes que nós existimos.

Saiba mais sobe o que o nosso negócio pode fazer pelo seu: https://www.aqto.com.br/

investir-no-desenvolvimento-individual-d

Isso parece mais do que óbvio. Quanto mais capacitadas forem as pessoas, mais estarão aptas a agregar valor à empresa.

É aquele caso em que, para produzir a alquimia perfeita, as aspirações da organização precisam espelhar as do trabalhador.

Há, no entanto, um fator preponderante dentro dessa equação, sem o qual o milagre não acontece.

É a capacidade da empresa de identificar o que precisa ser desenvolvido e de montar um programa de ações.

 

Que tal nós aprofundarmos um pouco esse tema lendo esse artigo sobre PDI que nós preparamos para você: https://www.aqto.com.br/post/aprenda-a-montar-seu-pdi?

sao-mais-confiaveis-os-lideres-que-sabem

As características mais admiradas nos líderes por seus liderados são: empatia e humildade.

Empatia é, basicamente, a capacidade que você possui de se colocar no lugar do outro, reconhecer seus problemas, aspirações e expectativas.

Só há uma forma de fazer isso, que é prestando atenção e se envolvendo com as dores das pessoas, para então poder se envolver com as soluções.

Que tal aprofundar um pouco esse tema tão importante para o bom exercício da liderança?

Leia esses dois artigos que preparamos para você sobre o assunto: https://www.aqto.com.br/post/navrhn%C4%9Bte-si-%C3%BAchvatn%C3%BD-blog

https://www.aqto.com.br/post/blogujte-ze-sv%C3%A9ho-zve%C5%99ejn%C4%9Bn%C3%A9ho-webu-a-z-mobilu

voce-sabe-quais-sao-os-tipos-de-feedback

Há três tipos possíveis de feedback dentro de uma empresa, cada qual com sua função e propósito.

Confira neste artigo que preparamos para você quais são os três tipos de feedback: https://www.aqto.com.br/post/saiba-quais-s%C3%A3o-os-tipos-de-feedback.

Sempre lembrando que qualquer tipo de feedback só faz sentido se tiver como diretriz promover o desenvolvimento e o crescimento de indivíduos e equipes, tendo a organização como beneficiária final desse processo.

Como excelente reforço de leitura, sugerimos esse outro artigo, que também fala sobre feedback: https://www.aqto.com.br/post/roz%C5%A1i%C5%99ujte-svoji-komunitu-na-blogu

sera-que-treinamento-online-pode-gerar-r

Toda experiência nova gera receio e desconfiança. É plenamente natural encarar o desconhecido com muitas dúvidas e ressalvas. O mais importante é que nós, responsáveis por entregar essas experiências, sejamos capazes de esclarecer nosso público.

 

É o que faz a Aqto. Nós buscamos levar esclarecimento. No entanto, nos dias atuais, em que vivemos sob os efeitos da pandemia de Covid-19, estamos presenciando uma espécie de aceleração digital. A transformação já estava em curso, mas o fechamento do comércio, as experiências de home Office e a incerteza acerca do futuro aceleraram esse processo.

É preciso que possamos continuar dando curso às nossas políticas de RH. E o treinamento faz parte delas.

O que podemos dizer é que as atuais plataformas digitais oferecem recursos altamente sofisticados, que transformaram o ensino à distância em alternativa real, testada e segura. O treinamento online se alimenta dessas mesmas tecnologias para suprimir a distância, mesmo que as pessoas estejam fisicamente afastadas.

Nós preparamos um artigo específico para você entender o funcionamento do treinamento online.

Leia e aproveite para saber mais sobre nós: https://www.aqto.com.br/post/como-funciona-um-treinamento-online

comunicacao-bem-feita-move-organizacoes-

Empresas com sérios problemas de comunicação entre gestores e equipes terão dificuldades de sobreviver no atual ambiente competitivo. A boa comunicação não é produto exclusivo da adoção de processos eficientes. Ela precisa ser uma cultura dentro das empresas, que passa pela formação das lideranças.

Manter equipes engajadas e motivadas, gerenciar expectativas, desenvolver e aprimorar capacidades continuamente e melhorar os resultados são desafios que incluem na receita uma grande dose de diálogos produtivos.

Conversas honestas, claras e objetivas podem fazer a diferença. Porém, embora quase todo mundo concorde com isso, manter essa comunicação ativa e transformadora ainda é um grande desafio.

Sugerimos que você leia este artigo: https://www.aqto.com.br/post/as-3-conversas-fundamentais-na-lideran%C3%A7a

empresas-que-valorizam-pessoas-possuem-m

A questão toda é nós conseguirmos entender em que consiste esse paradigma.

O que é valorizar pessoas?

São mais bem sucedidas as empresas que conseguem transformar a vida das pessoas com sua proposta de valor.

Para obter essa condição é preciso, no entanto, conhecer essas pessoas.

Melhor sucedida será, então, a empresa que consegue praticar essa premissa com seu próprio público interno.

A essência do nosso trabalho é exatamente essa: promover transformações positivas pela via da qualificação das interações entre pessoas dentro da organização.

Quer saber mais sobre nossa proposta de valor?

Venha nos fazer uma visita: https://www.aqto.com.br/

sua-empresa-ja-explorou-as-possibilidade

Vivemos um mundo cada vez mais conectado. As pessoas se comunicam e solucionam problemas online.

Você já experimentou se perguntar se existe uma solução online para cada problema de sua empresa? A resposta pode ser surpreendente e abrir várias janelas de oportunidades para você ter processos mais ágeis e enxutos, inclusive de gestão.

Um dos aspectos estratégicos de qualquer empresa é a gestão de RH, mesmo que se trate de uma PME.

Encontrar as melhores pessoas, reter talentos e fazer gestão das expectativas de seus colaboradores é um dos requisitos de sucesso de qualquer negócio.

Ter um parceiro online, acompanhando e orientando suas práticas de RH seria um sonho? Pois nós, da Aqto, montamos planos de consultoria e mentoria em RH 100% online. Sugerimos que você entre em contato, pois temos muitas coisas para contar.

Saiba mais em https://www.aqto.com.br/planos

automacao-da-gestao-de-desempenho-da-min

Fazer a gestão de desempenho de sua equipe online é plenamente possível.

Basta que você tenha bem definido seu processo de gestão de desempenho.

Se você não domina esse assunto, não tem problema.

Tem a Aqto, uma consultoria de RH que presta serviços 100% online. Nó ajudamos você a definir as práticas de RH que melhor se alinhem ao seu negócio e à sua cultura. E disponibilizamos uma plataforma online de gestão de desempenho - a única gratuita do Brasil até 30 usuários.

Automação é mais agilidade, menos erros, mais eficiência, menos custos e melhor utilização do tempo.

É isso que entregamos com a plataforma Aqto360. Você controla e avalia o desempenho dos seus funcionários automaticamente, criando seus próprios planos de desenvolvimento individual, competências, formulários de avaliação e feedback.

Tudo isso, claro, com todo o suporte da nossa equipe de especialistas.

Quer saber mais? Veja aqui: https://www.aqto.com.br/aqto360

como-o-home-office-esta-impactando-a-vid

Se a sua empresa viu no home Office a solução para enfrentar a pandemia sem paralisar a operação, é muito provável que você tenha observado as grandes oportunidades que estão reservadas para ela nesse modelo de trabalho.

Redução de custos e aumento da produtividade são alguns dos claros benefícios entregues pelo modelo de home Office, mas ainda há um longo caminho de aprendizado para que essa nova realidade opere seus milagres, porém sem os efeitos colaterais.

Sua empresa deve se preocupar com o impacto do novo modelo de trabalho na vida de seus colaboradores, porque se esse impacto vier no sentido de entregar melhor qualidade de vida, isso beneficiará a própria empresa.

É sobre isso que falamos neste artigo, que trata de algumas recomendações importantes sobre home Office: https://bit.ly/3eLAfOv

como-voce-gestor-faz-para-manter-aberta-

Você sabia que uma pesquisa do Instituto Gallup mostrou que o engajamento dos colaboradores com a empresa é impactado em 70% pela atuação do gestor?

Daí você já imagina a importância de ter canais eficazes de comunicação entre gestor e colaborador. A mais importante delas, sem dúvida alguma, é a reunião 1:1, aquela conversa individualizada.

Com que frequência fazer, o que abordar, que objetivos devemos buscar com a reunião 1:1?

As respostas estão nestes dois artigos que preparamos com carinho para você: https://www.aqto.com.br/post/para-que-serve-uma-reuni%C3%A3o-1-1 / https://www.aqto.com.br/post/para-que-serve-uma-reuni%C3%A3o-1-1

109305097_737562827005568_19570781566184

Avaliações feitas com transparência transmitem credibilidade e criam uma atmosfera de confiança entre gestores e colaboradores.

É preciso que a empresa defina quais competências serão avaliadas e os critérios de avaliação, assim como as mesmas devem estar disponíveis para a consulta de gestor e colaboradores.

Um ambiente de confiança contribui com sinergia e produtividade da equipe.

Convidamos você para conhecer o Aqto360, uma plataforma completa de gestão de desempenho e desenvolvimento.

Na Aqto360 é possível preencher autoavaliações, criar planos de desenvolvimento individuais e planos de trabalho individuais com base em OKRs, entre muitas outras funções.

Quer conhecer o Aqtto360 completo?

Vamos lá: https://www.aqto.com.br/aqto360

116835145_740139073414610_84256117915126

Essa é uma pergunta muito oportuna porque as empresas capazes de transformar a realidade são as mais capacitadas para vencer.

O problema é que muitos gestores acreditam que a transformação é feita com tecnologia. A verdade, porém, é que a tecnologia só funciona se for para dar vida a ideias e projetos.

Transformar a realidade da sua empresa requer pessoas transformadoras. Requer uma cultura e um ambiente de trabalho que incentivem a iniciativa, o espírito empreendedor, o questionamento e a liderança transformadora.

Para isso, você precisa de um RH que seja atuante e com plena aderência aos seus objetivos e estratégias, que seja capaz de desenvolver programas de contratação, treinamento, comunicação interna e de relacionamento que favoreçam a cultura transformadora.

Quer saber mais e como?

Venha conhecer a Aqto: https://www.aqto.com.br/

por-que-temos-a-impressao-de-que-o-feedb

Após receber o seu feedback o seu companheiro de trabalho, seguindo o figurino, agradece.

Mas será que ele está realmente agradecido e o seu feedback foi de fato útil para ele? Muitas vezes nem uma coisa nem outra.

Por que, então, será que a maior parte dessas interações não produz os resultados esperados, quando não acabam por contribuir para deteriorar as relações dentro da equipe?

Dê uma conferida neste artigo que produzimos para você: https://www.aqto.com.br/post/roz%C5%A1i%C5%99ujte-svoji-komunitu-na-blogu.

Ele traz uma abordagem pouco comum sobre o tema, sobre a qual você tem bons motivos para refletir.

 

118403900_754982568596927_20483957755952

Muitas vezes falamos de “time” em nossas empresas, mas será que temos a percepção completa do que isso representa?
Pense num time de futebol, que é um exemplo familiar a praticamente toda a população do planeta.
Você consegue imaginar um bom time de futebol que contrata mal? Você não precisa contratar os maiores craques, mas precisa saber recrutar colaboradores com qualidade e alto potencial. Atualmente fala-se muito em ideia de jogo, o que na verdade está ligado a padrões coletivos de comportamento. Isso significa ter uma identidade. Em outras palavras, sua empresa precisa ter uma identidade e contratar pessoas que se encaixem na mesma, o que torna o recrutamento uma atividade de alto valor estratégico. Da mesma forma, o time é mobilizado por um objetivo. Saber aonde se quer chegar é a chave para você traçar estratégias, definir prioridades e se mover.
Não basta que cada um saiba quais são suas funções, pois a equipe precisa construir soluções coletivas para cada problema encontrado no jogo. Assim é com sua empresa. Seus colaboradores devem reconhecer suas funções e desempenhá-las, mas sempre tendo a noção de como suas ações impactam no coletivo, podendo ajustá-las para beneficiar a equipe na busca dos objetivos.


Por fim, é preciso haver lideranças em que todos confiem, a começar pelos gestores, que devem ser justos e estabelecer canais de diálogo, de modo que haja clareza nos objetivos, estratégias e táticas de jogo.
Gostou?
Conheça a Aqto: https://www.aqto.com.br/

117718115_745929242835593_73410970999766

O mentoring é um programa de aperfeiçoamento profissional.

Esse programa envolve dois profissionais: um mais experiente e outro que pretende acelerar seu processo de desenvolvimento e crescimento na carreira.

O papel do mentor é trazer referências ao mentorado e provocar a reflexão e autodescoberta.

O programa de mentoria pode ser individual ou em grupo e a chave do processo é a definição prévia de objetivos centrais a serem alcançados.

Quer saber mais sobre o tema? Quais são seus objetivos? Venha conversar com a Aqto!

Quem sabe não podemos ajudar você com um programa de mentoria?

Fale conosco:

Aqto Consultoria Relacional

117776597_747437932684724_61974798546186

Toda empresa sonha em ter uma equipe engajada com seus propósitos e objetivos. Equipes engajadas proporcionam melhores resultados porque aquela história de “vestir a camisa” não é da boca para fora, é de coração mesmo.
Quando você consegue engajar sua equipe as pessoas se envolvem, se sentem totalmente incluídas, parte das soluções e altamente motivadas.


E você sabe qual o principal fator que influencia o grau de engajamento dos colaboradores? 
Os líderes são 70% da solução.
Quer saber um pouco mais sobre o tema?


Confira este artigo que nós preparamos especialmente para você com algumas boas dicas de liderança: https://www.aqto.com.br/post/como-engajar-sua-equipe.

118156474_750405119054672_77188253943078

Ambos os programas têm como propósito ajudar pessoas em suas carreiras profissionais.
A diferença é que o mentoring é um programa de transferência de conhecimento do mentor para o mentorado, enquanto o coaching é aplicação de um conjunto de técnicas para ajudar um coachee (cliente) a alcançar um objetivo específico.
São programas que podem ser aplicados individualmente ou em grupo e que possuem como maior benefício a aceleração do crescimento profissional.


Quer saber se vale a pena adotar essas soluções em sua empresa?


Venha conversar com a Aqto!
Temos respostas para muitas perguntas que você deve andar se fazendo sobre treinamento em RH.
Quer saber mais sobre nosso processo de Coaching:
https://www.aqto.com.br/coaching-ontológico

118600310_758236738271510_16872827412943

O Google adota a metodologia OKR (Objectives and Key Results) desde que ainda era uma empresa no nascedouro, com algumas dezenas de pessoas.


O método é utilizado até hoje tanto pelo Google quanto por diversas empresas do Vale do Silício. Consiste num programa de fixação de objetivos pessoais e indicadores de resultados.


O principal mérito dessa metodologia é estabelecer condições favoráveis ao reconhecimento do que é prioridade para cada indivíduo dentro da empresa. No que pode ser incluída no escopo das Metodologias Ágeis.
Sabe qual é a boa notícia? Você pode adotar OKR em sua empresa e é bem mais simples do que se possa imaginar. Nossa plataforma, a Aqto360, adota a metodologia OKR para a geração e acompanhamento de planos de trabalho.


Venha saber um pouco mais sobre o tema: https://www.aqto.com.br/aqto360

118700436_761296114632239_89806278766778

Você já deve ter ouvido muito falar sobre esse conceito de 360º. Agora tudo é 360º, mas tem uma explicação para isso.
É que o mundo cada vez mais caminha para a proliferação de empresas prestadoras de serviços e ferramentas com uma visão mais ampla e sistêmica das demandas de seus clientes. 
Essa visão de soluções 360º é produto da naturalização da orientação para o cliente. As empresas não criam mais bens e serviços, mas sim soluções que resolvam os problemas de seus clientes.

O Aqto 360 é uma ferramenta completa de transparência no relacionamento da sua empresa com seus colaboradores.

Transparência se faz com rotinas e regras claras e o feedback faz parte da rotina. O Aqto 360 entrega formulários de feedback que se adaptam à necessidade da sua empresa.

É simples, fácil de usar e a melhor notícia de todas é que é totalmente gratuito na versão para até 30 usuários.

Chegou a hora de conhecer o Aqto 360: https://www.aqto.com.br/aqto360

118892198_763643424397508_64683978841946

O conceito de transparência nos negócios é bastante disseminado e aplicado no meio corporativo.

Consiste em se comunicar com clareza e honestidade com seus stakeholders, em criar mecanismos por meio dos quais informações de interesse, políticas e estratégias de negócio sejam claras, disponíveis e verdadeiras.

Uma empresa de capital aberto publica seus balanços trimestralmente, além de disponibilizar um portal institucional em que comunicam suas políticas e projetos, oferecendo aos investidores uma leitura de sua situação para que os mesmos tenham confiança em colocar o dinheiro em suas ações.

 

Há diversas políticas de transparência, todas voltadas para que se estabeleçam relações de confiança, mas há um aspecto fundamental para que essa roda gire com vitalidade, que é a transparência interna, a transparência na relação com os colaboradores.

Para eles, as regras e as informações também precisam ser claras e disponíveis, assim como as promessas precisam ser cumpridas, pois só dessa forma teremos colaboradores realmente engajados, prontos a dar uma gota de sangue a mais pela empresa.

Pense nisso e venha conhecer o Aqto360 para entender melhor do que estamos falando: https://www.aqto.com.br/aqto360

119183534_767255184036332_23752974955059

Todos nós estamos contando os dias para que a pandemia de Covid-19 chegue ao fim.

Quando o vírus for embora, no entanto, muitas coisas que chegaram com ele vão ficar.

O home Office não é exatamente uma coisa óbvia. É um modelo de trabalho que vem ganhando maturidade há anos. É possível encontrar muitos trabalhadores que sequer sabem o que é ir ao escritório.

O que a pandemia fez foi disseminar essa experiência e pesquisas mostram que empresas e colaboradores perceberam mais benefícios do que entraves na adoção desse modelo.

Confira este artigo que preparamos para você falando de quais são as perspectivas do home Office para o pós-pandemia: https://www.aqto.com.br/.../o-futuro-do-home-office-p%C3...

119219151_768790873882763_87612895494517

Você já deve ter ouvido falar que as empresas transformadoras são aquelas que obterão os melhores resultados no atual ambiente de negócios.

Empresas transformadoras são aquelas que conseguirão encontrar novas soluções para os diferentes problemas do consumidor. Atingir esse novo patamar competitivo pode parecer difícil, e na verdade é mesmo, porque as empresas precisam superar entraves culturais.

É nesse ambiente de negócios que o líder transformador exerce papel essencial, pois ele precisará guiar equipes heterogêneas no sentido de alcançar um novo patamar cultural. 
Esse líder precisa ser capaz de estabelecer conexões individuais com base na empatia, na honestidade e no incentivo à iniciativa e ao autodesenvolvimento, conectando o colaborador com a empresa sob a orientação da cultura transformadora.

O propósito da Aqto é ajudar sua empresa a ser um ambiente fértil para o diálogo, a iniciativa, a visão empreendedora, a inovação e a transformação.

Venha nos conhecer: https://www.aqto.com.br/

119733271_773344330094084_24202778301967

Tudo que uma empresa que tem a mente assentada no seu tempo não pode fazer é deixar brechas no relacionamento com sua equipe.

Um relacionamento não satisfatório pode deixar a porta entreaberta para uma perda importante, principalmente em um período como o atual, em que muitas equipes trabalham à distância.

É preciso não perder de vista a necessidade de se alinhar expectativas, o que nos leva à necessidade de manter um diálogo franco, honesto e cativante, que gere proximidade e confiança.

Quer saber mais sobre a importância da conexão com sua equipe? Então confira este artigo que preparamos com muito carinho para você: https://www.aqto.com.br/.../a-import%C3%A2ncia-da-conex...

120035683_776495879778929_91557535562811

A metodologia dialógica é aquela que se assenta sobre o diálogo e sobre o reconhecimento por parte dos envolvidos de como as novas respostas, ensinamentos e soluções transformarão e enriqueceram a cultura da empresa.

No processo de aprendizado o facilitador busca fazer com que os participantes busquem um sentido para os novos conhecimentos nos seus conhecimentos prévios. Enfim, é uma metodologia de construção de soluções e conhecimento em que o beneficiário tem papel ativo.

É assim que a Aqto trabalha com seus clientes na hora de propor transformações em suas políticas de RH. Mudanças culturais só podem ser completas se fizerem sentido para todos.

Conheça nossos serviços: https://www.aqto.com.br/planos

120199524_779406269487890_61940617174685

Toda empresa depende essencialmente da produtividade para se manter competitiva.

Quando falamos de produtividade, não estamos nos referindo somente à quantidade de bens e serviços entregues, mas também à qualidade.

 

Para obter essa tão sonhada produtividade, dependemos de insumos tecnológicos, processos e pessoas, correto?

No entanto, é preciso que saibamos reconhecer o que está por trás da produtividade das pessoas. O que as torna mais ou menos produtivas e como as políticas e o ambiente da empresa interferem nisso.

Pense nisso e venha conhecer as ideias que nós temos para transformar para melhor suas políticas de RH e o relacionamento com seus colaboradores.

Fale conosco:

Aqto Consultoria Relacional

120510238_782380785857105_84939975878523

É muito importante que a empresa reconheça que a gestão de desempenho não tem exclusivamente o propósito de saber quem é mais ou menos produtivo. É preciso reconhecer que a produtividade e até a longevidade da relação está intimamente ligada a um outro aspecto fundamental, que é o desenvolvimento profissional.

Há, de um lado, as expectativas da empresa, mas há, do outro, as expectativas dos colaboradores, que precisam ser alinhadas, para que esses colaboradores se mantenham envolvidos e engajados com os objetivos da empresa. O processo de gestão de desempenho deve servir para gerar rotinas que aproximem gestores e colaboradores, gerando sinergia e crescimento mútuo.

Comece agora mesmo a usar uma ferramenta gratuita que vai transformar sua forma de enxergar e avaliar seus colaboradores, tudo isso com uma rotina personalizada de avaliação e feedback.

Conheça a Aqto360: https://www.aqto.com.br/aqto360.

120705415_784815555613628_36471500541317

Todos reconhecem que a confiança é um ativo valoroso em qualquer relação profissional. Obter a confiança dos seus colaboradores é fator chave para obter um ambiente harmonioso e produtivo.

Para isso, é necessário que a empresa se comunique com clareza, que defina claramente as regras, que mantenha abertos canais de diálogo franco e honesto, que cumpra com o prometido e que mantenha um modelo de avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional transparente.

A Aqto360 é uma plataforma de gestão de desempenho e desenvolvimento profissional, que contribui fortemente para uma relação profissional transparente, colaborando para que construir uma relação de confiança com sua equipe, que valorize o crescimento, o engajamento e a produtividade.

A melhor notícia é que você pode ter essa ferramenta totalmente grátis.

Venha conhecer a Aqto360: https://www.aqto.com.br/aqto360

para-que-serve-o-mapeamento-de-competenc

O mapeamento de competências precisa ser feito quando uma empresa necessita alinhar o perfil e desempenho de seus profissionais às estratégias traçadas para alcançar seus objetivos.

É um serviço que deve ser feito por uma consultoria de RH, capaz de fazer um diagnóstico organizacional e, a partir desse processo, identificar quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para cada funcionário, setor ou mesmo para todos os colaboradores.

Em outras palavras, é colocar as pessoas certas nos lugares certos, além de, obviamente, esse mapeamento viabilizar a criação de programas de treinamento e desenvolvimento dessas competências.

Consulte a Aqto, pois nós temos um plano para sua empresa: https://www.aqto.com.br/

o-que-fazer-para-evitar-que-a-competitiv

É praticamente impossível evitar que as pessoas compitam entre si, pois a competição faz parte da natureza humana.

Estimular a visão de pertencimento, traçar metas em equipe e trocar a premiação individual pela coletiva são políticas que podem funcionar no sentido de produzir sinergia e cooperação. Além disso, ter processos de avaliação claros e transparentes ajuda a legitimar as decisões da empresa quando ocorre a necessidade de promover alguém.

Sem contar com a necessidade de se ter lideranças francas e diretas, que dialoguem abertamente com cada colaborador e sejam capazes de alinhar expectativas e investir no desenvolvimento e plano de carreira individual.

Você pode começar adotando a Aqto360, uma plataforma de gestão de desempenho, gestão por competências e feedback, que será capaz de conferir maior transparência ao processo de relacionamento com colaboradores.

E a melhor notícia é que você pode ter essa ferramenta de graça: https://www.aqto.com.br/aqto360

Será que ainda é possível que pessoas ouçam frases como essa em uma empresa?

Não só isso, mas você ficaria espantado se soubesse como ainda ocorrem questões como assédio moral e bulling.

Nem é preciso dizer que situações como essas levam a queda de interesse, perda de produtividade e aumento do turnover, com perda de bons colaboradores e uma série de prejuízos, que vão da estagnação ao aumento dos custos.

E de quem é a responsabilidade por um ambiente tóxico?

Ora, é da própria empresa, que precisa urgentemente mudar essa cultura, extirpar os vícios e humanizar o ambiente.

E o que uma consultoria de RH pode fazer quanto a isso?

Nós podemos responder para você.

Venha conhecer a Aqto: https://www.aqto.com.br/

Todos nós convivemos com nossas famílias e sabemos que valores como tolerância, respeito, reconhecimento e cordialidade são fundamentais para manter a harmonia no lar.

Humanizar o ambiente empresarial é trazer esses valores para o ambiente organizacional. E o melhor motivo para fazer isso é reconhecer que os nossos colaboradores passam mais tempo convivendo na empresa do que com seus familiares.

É reconhecer que o ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade, o engajamento e a retenção de talentos.

Então?

Vamos começar?

Venha conhecer o que a Aqto pode fazer por sua empresa: https://www.aqto.com.br/

Você já deve ter muito ouvido falar em inteligência emocional e como ela pode abrir caminhos e melhorar relacionamentos em todos os aspectos da nossa vida, do familiar ao profissional.

Por que, então, as empresas não investem no desenvolvimento dessas habilidades, cuja essência está no entendimento e gestão das próprias emoções e das emoções alheias?

Sobretudo em dias como os atuais, em que a pandemia ainda impõe uma série de limitações às nossas vidas.

Confira este artigo sobre o tema que preparamos para você: https://www.aqto.com.br/.../como-melhorar-a-intelig%C3...

O que acontece quando não está muito claro para cada colaborador qual a sua função e quais são suas tarefas na empresa?

O que acontece quando o propósito, as diretrizes, os objetivos e as metas da empresa não estão claros para a equipe?

Quais as consequências visíveis de uma política de pessoal em que os critérios de avaliação de desempenho são demasiadamente subjetivos?

O que acontece quando as respostas são sempre insuficientes, aleatórias ou insatisfatórias?

Quem já passou por isso sabe o quanto essas condições levam à confusão, desconfiança, insatisfação, perda de produtividade, indiferença e desinteresse.

Clareza, objetividade e transparência devem ser os mantras do relacionamento entre a empresa, seus líderes e colaboradores.

Conheça a Aqto360, uma ferramenta que vai ajudar a tornar o relacionamento com seus colaboradores muito mais claro e transparente: https://www.aqto.com.br/aqto360

Gestão do Desempenho e Desenvolvimento Aqto 360º

- OKRs;

- Feedback contínuo;

- PDI ;

- Competências;

-Plano básico gratuito até 30 usuários.

Fale conosco:

Aqto Consultoria Relacional

+55 (48) 9.9149-9489

roberta@aqto.com.br

Florianópolis - SC / Brasil

Visite nosso Site: www.aqto.com.br

Você alguma vez já participou de uma pesquisa de clima em uma empresa?
A pesquisa é aplicada aos colaboradores, para que a empresa consiga ter uma visão de como o ambiente interno é percebido por eles.
É porque o clima organizacional não é uma ideia que a empresa exporta para as pessoas, e sim a forma como elas percebem o que a empresa pratica no dia a dia.
Ele fará com que as pessoas se sintam valorizadas ou não, com ou sem chances de crescer profissionalmente.
Portanto, muita atenção ao clima organizacional da sua empresa e ao que seus colaboradores estão pensando, pois isso pode influenciar no resultado do seu negócio.

 

Você já pensou em ter uma empresa repleta de líderes?
“Nossa! Seria uma bagunça, com cada um tentando levar a equipe para uma direção diferente, num verdadeiro choque de egos que rapidamente afundaria o barco.”
Isso é o que muitas pessoas acreditam, mas está longe de ser a realidade. Liderança não tem relação direta com hierarquia, mas com orientação e capacidade.
Quando sua empresa tem propósitos, diretrizes, objetivos e metas claras, a liderança que está dentro de cada um fará com que a engrenagem não deixe de se mover.
Você tem o líder que une, o que motiva, o que organiza, o que ousa, descobre e explora.
Quando você tem uma equipe que soma estilos de liderança, isso significa que sua empresa está pronta para transformar realidades.
Conheça a Aqto: https://www.aqto.com.br/sobre-nos

 

Quando a regra é clara, isso gera confiança nas pessoas.

É melhor estar sujeito a um arcabouço de regras transparente do que a critérios subjetivos e aleatórios de avaliação.

A avaliação por metas, OKRs ou por competências são excelentes formas de medir a qualidade do desempenho de seus colaboradores.

 

A Aqto360 é uma plataforma em que você pode estabelecer e avaliar, de forma clara e transparente, as entregas e as competências necessárias ao bom desempenho de sua equipe.

 

Conheça essa solução tecnológica, que pode ajudar a transformar sua empresa: https://www.aqto.com.br/aqto360

Fala-se muito em ambiente humanizado nas empresas, mas até que ponto isso vai além do discurso?
As estatísticas apontam um quadro preocupante para as empresas. Oito em cada dez funcionários demissionários estão saindo da empresa por causa do chefe.
O desempenho de quem deveria ser o líder é a razão também para as pessoas se dizerem desmotivadas com o trabalho.

 

São dados bem recentes de um levantamento feito pela consultoria de recrutamento Michael Page.
Então, isso quer dizer que o problema está na escolha e na formação das lideranças?
Sim, quer dizer exatamente isso, mas tudo pode mudar com o investimento na mudança da cultura organizacional e da formação de líderes.
Está pronto para isso?

 

Então venha conhecer a Aqto: https://www.aqto.com.br/

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no termo “segurança psicológica”.
Pergunte-se se as pessoas de sua equipe se sentem confortáveis para assumir riscos e dizer o que pensam.

 

 

É a isso que nos referimos e convidamos você a ler este artigo que preparamos para você: encurtador.com.br/gjpHN
 

Nele, você terá informações sobre o papel do líder na promoção da segurança psicológica da equipe e sobre como fazer.

Para você pode não custar nada.
Caso você tenha uma pequena empresa, com no máximo trinta usuários no sistema, você pode obter a plataforma

 

Aqto360, dispondo de excelentes recursos para avaliar e desenvolver seus colaboradores.
 

A Aqto360 não é apenas uma plataforma de gestão de desempenho, mas também de desenvolvimento, com base nos pilares de uma empresa moderna, focada em pessoas e em alinhar objetivos pessoais e organizacionais.
Venha conhecer: https://www.aqto.com.br/aqto360

A figura do chefe está muito ligada a um tipo de modelo organizacional hierarquizado e rígido, com origem nas organizações militares.
 

Chefes comandam, possuem subordinados e esperam obediência, dedicação e eficiência.
Estamos falando de uma convergência de conjuntura e atitude.

 

A ideia de líder está intimamente ligada à mudança das empresas, que se tornam cada vez mais horizontais, e assim tem que ser para enfrentar os desafios do ambiente competitivo. Líderes precisam ser exemplos, possuem colaboradores e esperam mobilizar pessoas por uma causa.
Uma das formas como a Aqto pode ajudar sua empresa é proporcionar condições para a formação de lideranças transformadoras.

A gestão de desempenho e de desenvolvimento são processos que se comunicam.
Afinal, você precisa se desenvolver para melhorar o desempenho e o esforço, para que as pessoas se desenvolvam.

 

Ao alinhar esses processos, a plataforma de gestão e desempenho possibilita uma melhor gestão do relacionamento e das expectativas de todos, mais transparência, ética e governança.
Sem contar, obviamente, com a praticidade das rotinas de avaliação de desempenho, comunicação e feedback.

 

Venha você mesmo conhecer uma plataforma de gestão de desempenho e desenvolvimento de equipe, que vai ajudar a transformar sua empresa para melhor: https://www.aqto.com.br/aqto360

É impressionante como a coletividade corporativa tem grandes habilidades para fazer diagnóstico e identificar problemas, mas muitas vezes esse processo não chega às transformações necessárias.
 

É o que acontece quando o tema é gestão de desempenho dos colaboradores da empresa. Práticas tradicionais já não respondem mais aos anseios da coletividade.
Mesmo assim, as novas tendências batem à porta e quem atende de bom grado pode ganhar vantagens competitivas.

 

Saiba quais são as 10 tendências em Gestão de Desempenho: https://www.aqto.com.br/.../as-10-tend%C3%AAncias-na-gest...
E conheça a ferramenta que ajudará você a implantar todas em sua empresa: https://www.aqto.com.br/aqto360

A gestão de talentos é uma competência indispensável de RH nas empresas que querem realmente ser competitivas nos dias atuais.
 

As pessoas facilmente identificam o RH com aquela área responsável por atrair profissionais para preencherem vagas na empresa.
 

O trabalho, portanto, é conseguir escolher a pessoa certa para a vaga certa.
 

A gestão de talentos passa por essas fases, porém o maior desafio é reter essas pessoas, o que implica em alinhar expectativas e criar um ambiente organizacional em que elas se sintam bem e encontrem estímulo para investir no autodesenvolvimento.
Não há uma fórmula mágica para isso, mas a busca, desenvolvimento e repetição de padrões de comportamento organizacionais positivos.

O modelo tradicional de gestão, mais familiarizado com a organização militar, prevê pessoas empossadas em cargos e funções cujas tarefas são, em si, a finalidade de sua presença na empresa.
 

O atual ambiente competitivo não comporta mais esse tipo de modelo organizacional.
As empresas, para competirem, precisam de inovação, visão empreendedora e transformação contínua.

 

As equipes precisam, portanto, refletir esses novos paradigmas, e para isso é necessário envolvê-los com os objetivos da empresa.
Lideranças positivas para a empresa definem objetivos e os compartilham com a equipe, mostrando a importância de cada um para alcançá-los.

 

Saber o porquê e o quão são importantes é o primeiro passo para mobilizar pessoas e equipes.
 

É verdade que confunde um pouco a cabeça dos gestores essa história de individualizar o relacionamento com cada colaborador, quando tanto falamos que é preciso valorizar e incentivar o sentido de equipe.
Pois saiba que as duas coisas podem conviver juntas e são altamente positivas para sua empresa.

 

A consideração individual do colaborador por parte do gestor consiste em saber fazê-lo explorar melhor suas habilidades, de modo a obter dele maior produtividade para a empresa.
Reconhecer a individualidade é oferecer ao colaborador a possibilidade de explorar o que tem de melhor e de preencher lacunas com aprendizado, o que contribuirá para o seu desenvolvimento profissional e capacitação dos

quadros da empresa.
 

É o que chamamos de gestão de desempenho, que você pode fazer em sua empresa usando nossa ferramenta gratuita: https://www.aqto.com.br/aqto360

Dizer que somos todos iguais, inclusive no direito a sermos diferentes, pode parecer algo contraditório, mas dentro de uma empresa essa lógica precisa funcionar.
O tratamento a todos os colaboradores dentro da empresa deve ser igualmente respeitoso e transparente, principalmente nos processos de avaliação.

 

Conheça a Aqto360, uma plataforma gratuita de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento: https://www.aqto.com.br/aqto360
 

No entanto, cabe aos gestores conhecer individualmente seus colaboradores.
Nem todos estão na equipe com o mesmo propósito ou motivação. 
Cada um tem suas próprias expectativas e reage a estímulos distintos.
Essas diferenças precisam ser conhecidas, consideradas, respeitadas e até usadas a favor da empresa.
Conheça a Aqto e saiba como podemos ajudar a qualificar suas práticas de RH!

A desmotivação pode ser causada por problemas pessoais ou estar relacionada às condições de trabalho.
Se um colaborador se desmotiva por causa das condições de trabalho, isso significa que nós falhamos em algum ponto.
A relação entre a empresa e seus colaboradores precisa ser planejada, de modo a prevenir e evitar gargalos como a desmotivação.

 

Conhecer bem as expectativas do colaborador durante a contratação, garantir que a empresa tenha verdadeiros líderes em cargos chave, garantir que as promessas sejam cumpridas e ter transparência nos processos de avaliação são requisitos para manter suas equipes motivadas.
Aliás, falando em transparência em processos de avaliação, você já conhecer a Aqto360?

 

É nossa plataforma gratuita de gestão de desempenho.
Conheça agora: https://www.aqto.com.br/aqto360
E lembre-se de que é preciso estarmos atentos para não perdermos bons colaboradores mesmo com eles trabalhando dentro de uma empresa.

Está na dúvida entre o que é coaching e o que é mentoring?
Parece ser algo muito complexo, mas é bem simples de explicar.
O coaching é programa em que o profissional coloca diversas técnicas, elaboradas a partir de conhecimentos multidisciplinares para ajudar alguém a alcançar um objetivo específico.
O coach ajudará a criar um caminho para que esse objetivo seja alcançado.

 

Já o mentoring é um programa mais abrangente, em que um profissional experiente se coloca à disposição para acompanhar e promover o desenvolvimento do cliente.
No mentoring, o profissional transfere conhecimento e desenvolve o cliente, no coaching, ele ajuda o cliente a alcançar um determinado objetivo.
Ficou claro?
Aqui na Aqto nós temos programas de mentoring e coaching.
Quer conhecer?

Uma equipe de alta performance apresenta alguns elementos essenciais. O primeiro deles é o que o Google chama de segurança psicológica, elemento descoberto no projeto Aristóteles.

A segurança psicológica é o contexto em que todos os membros da equipe se sentem seguros e sem medo de falarem o que pensam. Sentem-se escutados e apoiados em suas ideias. E principalmente são capazes de ouvir e dar feedback uns aos outros.

 

Quando quiser saber se você faz parte de uma equipe de alta performance, pergunte se cada um dos seus membros se eles se sentem seguros para falarem o que pensam.

Você já sabe o que a Aqto pode fazer pela sua empresa?

Você já deve ter ouvido muito falar em transparência dentro do mundo corporativo como um ativo de alto valor.
A questão é que, apesar de tão badalada, a transparência ainda não entrou na rotina de muitas empresas, talvez por desconhecimento do que seja esse valor na prática.

 

É transparente algo que você pode enxergar do outro lado, correto?
Ponha-se na condição de um colaborador e imagine que o outro lado sejam as políticas de RH da sua empresa.
Se essas políticas e regras são claras e os mecanismos que dão suporte às mesmas são visíveis, compreensíveis e justos, esse colaborador tende a desenvolver uma relação de confiança.

 

Você já conhece a plataforma Aqto360? 
Pois você precisa saber como é possível dar transparência à gestão de desempenho dos seus colaboradores sem pagar nada por isso.
Parece bom demais?
Então confira você mesmo (a): https://www.aqto.com.br/aqto360

Mesmo em pequenas e médias empresas há uma busca pelo líder ideal para os dias que estamos vivendo, em que competir é acelerar e ao mesmo tempo controlar o carro.
Para muitas empresas esse líder é uma miragem. Estamos falando daquele que consegue entender profundamente as estratégias da empresa para definir diretrizes setoriais e executar os planos elaborados.
Para isso, esses líderes precisam de pessoas comprometidas com resultados, o que requer habilidades para mobilizar equipes de forma alinhada com as metas e objetivos.

 

O que implica observar valores como governança, transparência, comunicação, inteligência emocional e relacionamento interpessoal.
 

A boa notícia é que você pode desenvolver essas habilidades nas pessoas que já estão na sua empresa.
Aqui na Aqto temos diversos programas para formação de líderes e outros treinamentos, inclusive online.
Venha nos conhecer: https://www.aqto.com.br/

Você já deve ter percebido que a nossa referência de liderança é um líder chamado líder herói.
Aquele que toma a frente e tem sempre todas as respostas. Aquele que inspira, mobiliza, e principalmente comanda as equipes atuando como o impulsionador de resultados.
Com a era da complexidade será que ainda é possível saber de tudo o tempo todo? É possível agir da mesma forma que no século passado? Nosso tempo pede uma nova forma de liderar.
Um líder facilitador, que é humilde, vulnerável e capaz de engajar pessoas formando equipes autogeridas.

 

Simplesmente porque não é mais possível controlar pessoas e recursos. Tudo muda muito o tempo todo, portanto ter uma equipe autorresponsável, autônoma e que toma à frente para resolver os dilemas do dia a dia, mesmo sem a presença do líder é fundamental.
É isso que estamos fazendo na Aqto. Apoiando as empresas a formarem líderes facilitadores, capazes de mudar e impulsionar mudanças empoderando pessoas e equipes.
Venha conhecer o que a Aqto pode fazer pela sua empresa!

Cada vez mais os colaboradores ganham autonomia dentro das empresas.
O perfil da mão de obra atual é de pessoas dotadas de capacidade técnica e iniciativa, que muitas vezes sequer possuem vínculo empregatício com a empresa.
A forma de gerenciar essas pessoas precisa ser diferente, mas isso não quer dizer que elas não devam estar engajadas e comprometidas com os objetivos da empresa.

 

Para isso, todo e qualquer colaborador precisa ter metas de desempenho estabelecidas, que devem ser ajustadas continuamente de acordo com a realidade.
Estando enquadrado em uma meta e recebendo o suporte necessário da empresa, o colaborador com boa capacidade de autogestão poderá se tornar uma engrenagem poderosa, dotado de uma muito bem vinda autonomia.
A Aqto é uma empresa especializada em ajudar a sua empresa a ter pessoas no seu máximo potencial.

 

Que tal nos conhecer melhor?
Venha nos fazer uma visita: https://www.aqto.com.br/
Conheça nosso sistema gratuito de gestão e desempenho e desenvolvimento: https://www.aqto.com.br/aqto360

Há muita dúvida acerca da função do programa de mentoring no desenvolvimento profissional.
Tem uma forma bem prática para você compreender o sentido do mentoring de uma vez por todas e, assim, saber identificar quando precisa de um.
Imagine que você tem uma jornada a cumprir. Você já mostrou que possui condições para fazer a travessia, mas não tem experiência nesse tipo de desafio.

 

Como seria se você pudesse ter alguém ao seu lado, que já cumpriu a mesma jornada e tem notável conhecimento sobre ela?
 

Sua caminhada seria muito mais reveladora, segura e ágil.
É para isso que serve o mentoring. 
Está respondido?
Saiba mais a respeito entrando em contato conosco!

Toda mudança é produto das transformações ambientais.
As empresas atuais precisam ser mais dinâmicas para manterem-se competitivas.
Estruturas engessadas, com as decisões concentradas nas mãos de poucas pessoas, tendem a ter muita dificuldade em dar respostas em tempo hábil a pequenos e grandes desafios.

 

A autogestão é um conceito em que o ponto fulcral é o aproveitamento máximo da capacidade de cada colaborador.
Por que transferir uma decisão para outro se você tem condições técnicas para decidir.
A autogestão simplifica a rotina e torna os processos mais ágeis, gerando ganhos expressivos de eficiência.
Quer conversar mais sobre esse e outros temas que podem ajudar a tornar sua empresa mais competitiva?

 

É só entrar em contato com a Aqto: https://www.aqto.com.br/
Aproveite para conhecer nosso software gratuito de gestão de desempenho e desenvolvimento: https://www.aqto.com.br/aqto360

O passo inicial para que uma empresa esteja em dia com as melhores políticas de RH é reconhecer essa área como estratégica para o negócio.
Você acredita que processos, tecnologias e pessoas são as variáveis que formam o tripé da gestão das empresas modernas.

 

O RH é parte indissociável da forma como sua empresa se relaciona, em todos os aspectos, com as pessoas que colaboram com a organização.
 

Ter uma consultoria de RH é fundamental para que a empresa possa adotar as melhores políticas de contratação, retenção, gestão de desempenho, desenvolvimento e carreira.
A Aqto está preparada para ajudar sua empresa com as transformações pelas quais ela precisa passar.
Começamos transformando as pessoas. Saiba mais sobre nós: https://www.aqto.com.br/

As dúvidas acerca das semelhanças e diferenças entre coaching e mentoring são bastante comuns.
A razão é que ambas as práticas são voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências.
Assim como ambas podem ser aplicadas individualmente ou em grupo, mas há alguns pontos que, se compreendidos, ajudarão você a diferenciar, em definitivo, essas duas técnicas.


Quer saber qual é esse ponto e ainda aprofundar um pouco mais o tema?
 

Leia este artigo que a Roberta Perdomo escreveu para esclarecer suas dúvidas definitivamente: https://www.aqto.com.br/.../qual-%C3%A9-a-diferen%C3%A7a...

Uma consultoria de Recursos Humanos é uma empresa especializada, que analisa o ambiente organizacional dos clientes, focando na gestão de pessoas e nas relações interpessoais, com o objetivo de elaborar um diagnóstico do cenário atual, identificar quais são os processos que precisam de ajustes e, por fim, propor estratégias para melhorar o desempenho da empresa.
Para uma empresa executar seu papel plenamente, é preciso que os objetivos organizacionais estejam bem alinhados com os objetivos dos colaboradores. 
O papel de uma consultoria é amplo, mas essas são algumas de suas principais funções:
- Diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados no RH
- Definir as soluções e melhorias que devem ser feitas
- Estabelecer metas
- Traçar caminhos para alcançar os resultados

Empresa

logo-white.png

Contato

+55 (48) 9.9149-9489

roberta@aqto.com.br

Florianópolis - SC / Brasil 

Copyright 2020 AQTO / Todos os direitos reservados