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  • Roberta Perdomo

A importância da conexão



A revista Você S.A. do mês de Agosto de 2020 traz na capa o desafio da conexão com os colaboradores em tempos de pandemia. Para 89% dos profissionais de RH segundo a revista, a prioridade é engajar à distância. Não é de se espantar, já que o isolamento social tem trazido à tona de forma bastante intensa sentimentos de ansiedade e depressão. Estávamos acostumados ao encontro social com colegas de trabalho todos os dias e agora, o que temos são inúmeras reuniões virtuais e nem sempre é possível ter conversas mais próximas.


A conexão gera engajamento e engajamento melhora a performance - portanto esse tema se tornou crítico nesse momento em que estamos fisicamente distantes.

Conexão e engajamento são temas profundos e não podem ser tratados de forma superficial. Exigem esforço e atenção por parte de líderes e profissionais de RH. Trazemos aqui algumas ações simples que contribuem com a conexão e o engajamento:


Conversas autênticas e honestas


A conexão acontece com uma relação mais humana entre as pessoas. E relações humanas se dão por conversas honestas e autênticas. Esse período de pandemia tem trazido inúmeros desafios para todos os seres humanos do planeta e se a empresa não estiver disposta a escutar, acolher e lidar com os desafios de cada indivíduo, corre o risco de perder pessoas nesse período.

O trabalho entrou com toda força na nossa vida íntima e pessoal. Cada pessoa terá uma necessidade diferente, como reduzir sua jornada para cuidar dos filhos, preparar um espaço de trabalho adequado na sua casa e até tirar um tempo “off” para cuidar da sua saúde física e mental. Gestores precisam estar atentos ao que passa com cada um da equipe. Ao mesmo tempo a empresa precisa ter políticas claras para orientar os colaboradores. Abrir canais de escuta torna-se extremamente relevante nesse contexto.


Comunicação clara e transparente


Informar a equipe o tempo todo sobre as ações da empresa com relação à crise reduz a ansiedade e o medo do desemprego. Portanto, os executivos precisam manter uma rotina frequente de comunicação com todos os colaboradores.


Preparar o líderes


Segundo o Center for Talent Innovation, líderes acolhedores tem funcionários 39% mais engajados. Mas nem todos os líderes sabem como fazer isso. Investir na preparação desses líderes é fundamental.


Se as pessoas reaprenderem a conversar e a dialogar nas organizações teremos ambientes de trabalho mais leves e humanos e consequentemente pessoas mais felizes e engajadas.

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