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  • Roberta Perdomo

As 10 tendências na Gestão de Desempenho

Atualizado: Nov 11



Em 2016 uma reportagem da revista Você S.A. levantou um debate no ambiente de RH no Brasil. A reportagem se chama “O fim das avaliações” e trazia um dado bastante interessante: 45% de líderes de RH de 40 empresas globais, reconheciam na época que grandes mudanças no processo de avaliação eram necessárias.


Desde lá, pouco mudou. As empresas continuam com avaliações anuais, com um peso quase absoluto da percepção do gestor e com uso quase massivo dos famosos “ratings”, escalas de 1 a 3 ou de 1 a 5, de acordo com o processo. E qual resultado? Funcionários pouco engajados e se sentindo injustiçados com o processo de avaliação de desempenho.


E o que precisa mudar?

Com o avanço das metodologias ágeis, algumas empresas voltaram e repensar seus processos. Trazemos aqui algumas tendências levantadas no relatório da Deloitte e acrescentamos outras de acordo com nossa experiência nesse processo tão crítico para as empresas.

Tendências em Gestão do Desempenho


  1. Concentrar-se em objetivos de curto prazo e feedback contínuo para envolver e melhorar o desempenho;

  2. Separar desempenho e recompensa: criar novas formas de recompensar;

  3. Repensar e reduzir o impacto das classificações de ratings;

  4. Estabelecer metas e ferramentas centradas na equipe e não no indivíduo para ampliar a colaboração;

  5. Ampliar a prática de Feedbacks ascendentes para gestores;

  6. Uso de dados: Os dados estão se tornando mais importantes e podem ser fonte de análise de performance;

  7. Forte ligação entre o treinamento de gerentes e gestão de desempenho: no final, quem analisa desempenho junto à equipe é o gestor e ele/ela precisa ser treinado nas conversas de feedback;

  8. Feedback orientado para o futuro versus orientado para o passado: a partir do desempenho passado, o que o colaborador precisa fazer no futuro?

  9. Avaliação final pode desaparecer, ou ser muito simples, dando espaço para ciclos curtos de feedback e uso de dados para análise de desempenho.

  10. Centrar o processo na aprendizagem contínua e com os colaboradores como protagonistas, mais autônomos no seu desempenho e desenvolvimento.


Pensando nisso, nos na Aqto apoiamos as empresas no redesenho de seu processo e criamos uma plataforma, a Aqto360 que é totalmente customizável e se adapta processo de cada empresa. Ela foi criada pensando em todas essas tendências.

Conte conosco.

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