Buscar
  • Roberta Perdomo

Como apoiar a gestão do conhecimento na empresa



A gestão do conhecimento é um desafio para a maioria das empresas. Quando uma pessoa deixa a empresa, geralmente ela leva consigo muito conhecimento acumulado que se perde da organização.


Estimular o compartilhamento de informações e de conhecimentos é fundamental para apoiar a gestão do conhecimento.


E como fazer isso? Existem 3 formas simples para gerir o conhecimento em uma empresa, veja quais são elas:


  • Disponibilizar ferramentas na nuvem: A nuvem veio para ficar mas algumas equipes ainda não adotaram ferramentas de compartilhamento plenamente. Vale lembrar que o compartilhamento de informações precisa ser válido, ou seja, nem tudo precisa ser compartilhado, e organizado. Criar pastas com nomes intuitivos para que as pessoas possam buscar e encontrar informações de forma rápida é fundamental. Na Aqto360, criamos recentemente uma funcionalidade onde qualquer pessoa pode criar e compartilhar uma trilha de aprendizagem, com conteúdos próprios ou curados. Isso estimula a cultura de aprendizagem colaborativa e facilita o compartilhamento de informações de forma organizada.


  • Criar rituais para compartilhamento de melhores práticas: Com certeza existe muito conhecimento acumulado na sua equipe. Criar rituais onde as pessoas possam compartilhar suas experiências e suas melhores práticas estimula à aprendizagem e garante que o conhecimento seja disseminado.


  • Investir em um Onboarding qualificado: os primeiros meses na empresa são cruciais para gerar engajamento e retenção. Cuidar do onboarding como uma das principais práticas de gestão de pessoas contribui para disseminar e manter o conhecimento compartilhado na sua organização. Invista tanto no onboarding institucional quanto no funcional. Pessoas treinadas e adaptadas à cultura trazem resultados mais rapidamente.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo