Centro de Inovação Acate 

Rod. SC-401. km 4 Florianópolis - SC

+55 (48) 9.9149-9489

roberta@aqto.com.br

Copyright 2017 AQTO / Todos os direitos reservados

A rádio peão “pega”?

April 19, 2016

 

Aí “pega” a rádio peão? Claro! Aparentemente pega em todas as organizações do mundo!

 

A questão não é se ela está presente ou não, mas o que essa famosa rádio gera na organização e o que alimenta o falatório todo. Em geral é a falta de uma rádio oficial, tipo AM ou FM que traga as “notícias” da organização com clareza. Como não tem tal rádio, abre-se um enorme espaço para ruídos, inferências e mitos que acabam virando quase mantras dentro das empresas. É tanto ruído que nem sei com os líderes conseguem trabalhar. Parece inclusive que esses líderes não conseguem sintonizar nessa rádio. Estão tão atribulados nos seus afazeres e em suas tomadas de decisão que se esquecem de escutar o que rola bem debaixo dos seus narizes.

 

A rádio peão sempre vai existir. O problema é que em muitas organizações, sabe-se mais “coisas” através dela do que pelos meios formais. Fica a dica: as pessoas precisam ser escutadas e precisam de transparência e direcionamento por parte das lideranças. Os acordos precisam estar claros, ou seja, até o óbvio precisa ser dito. Afinal, o que é obvio para mim, não necessariamente é para você.

E assim, deixamos só as conversas pequenas para a rádio peão. E que as conversas grandes sejam abertas, declaradas e celebradas nas nossas organizações.  

 

Roberta Perdomo

Coach Ontológico e Consultora

 

Please reload