Centro de Inovação Acate 

Rod. SC-401. km 4 Florianópolis - SC

+55 (48) 9.9149-9489

roberta@aqto.com.br

Copyright 2017 AQTO / Todos os direitos reservados

O medo não é trivial

April 12, 2017

 

Com o contexto da crise no Brasil nos últimos anos, muitas organizações precisaram mudar suas estratégias, seja para adequar-se a um patamar diferente de receita ou para voltar a crescer.  

 

Demissões e reestruturações geram incerteza, sempre. Mas não é isso que tem me intrigado. Me intriga perceber que em muitas organizações perder pessoas nesses momentos tem se tornado trivial. Me intriga perceber que ter um time com medo do que vai acontecer é algo normal e aceitável, "afinal estamos em momentos de mudança".  

 

Perder pessoas em momentos de transição é natural, mas não é trivial. Onde está o reconhecimento das histórias de pessoas que carregaram o piano até agora? Perder pessoas dói. E tem que doer. Não é simples substituir talentos. 

 

E o medo em situações de incerteza também é natural, mas não é trivial. Será que a partir do medo as pessoas conseguem dar o seu melhor? Como se adaptar se estou com medo? Como superar meus resultados se me sinto inseguro para arriscar e inovar?

 

Os líderes nesses momentos precisam deixar tudo muito claro. Transparente. Precisam reafirmar acordos. O que muda? O que esperamos agora de cada um? Que novo patamar de desempenho é esse? Como nós iremos ajudar você?

 

Tudo na organização é uma troca. Uma troca que deve ser justa. Você dá o seu melhor e eu te ajudo a alcançar seus sonhos e a se realizar. Acreditar que cada indivíduo pode facilmente ser substituído é uma falácia. Posso sim contratar alguém tanto ou até mais talentoso que você. Mas você, com sua história e com seu jeito único de ser e de fazer não tem igual. Você é insubstituível. 

 

Já é hora de cuidarmos de verdade de quem está aí, todo dia, dando o seu melhor.

 

Roberta Perdomo

Coach Ontológico e Consultora

Please reload