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Já falamos por aqui o quão desafiador para todos os trabalhadores está sendo esse período prolongado de isolamento social. Dados no Brasil e no mundo mostram aumento de índices de depressão e ansiedade. Algumas empresas reportam que até 40% da sua força de trabalho apresenta sintomas de transtornos de ansiedade.

E qual o papel dos líderes nisso tudo?

De acordo com um estudo do Google, chamado Projeto Aristóteles um dos indicadores mais importantes nas equipes de alta performance, é a segurança psicológica. Esse termo ficou bastante conhecido nas organizações após a divulgação dos resultados do estudo. Segurança psicológica significa a percepção dos membros de uma equipe que de estão em um espaço seguro e livre de medo para dizerem o que pensam, para darem ideias, fazerem perguntas e para assumirem riscos uns com os outros, sem receio de errar ou de serem punidos por um erro.

Portanto, os líderes tem um papel fundamental para criar o contexto de segurança psicológica, especialmente agora, onde todos estão mais vulneráveis.

Como os líderes podem promover a segurança psicológica?

Alguns aspectos na liderança tornam esse contexto mais seguro ou menos seguro. Vamos ver o que os gestores podem fazer no dia a dia para aumentar a segurança e assim engajar sua equipe cada vez mais e deforma mais efetiva.

Escutar

Parece que todos falam em empatia, mas a escuta vem antes da empatia. Sem a capacidade de escutar para entender, não é possível sentir empatia pelo colaborador. Portanto, pergunte e escute abertamente como cada um está se sentindo. Atue de forma curiosa e humilde para que todos sintam-se à vontade de falar.

Integrar

Promova espaços de integração. Fazer um checkin antes das reuniões, para que todos falem como estão, o que fizeram no final de semana ou qualquer outra pergunta que aumente a conexão entre a equipe pode ajudar.

Mostrar-se disponível

Abrir espaço da agenda para tirar dúvidas, orientar e dar feedback é extremamente relevante. Não subestime um pedido de ajuda e demonstre sempre estar aberto a ajudar.

Com pequenas atitudes, é possível criar um clima adequado para que as pessoas possam dar o seu melhor.