Aqto

A IDC Brasil, a pedido do Google Workspace, conversou com quase 900 funcionários de grandes empresas brasileiras em diversos setores e tamanhos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 para entender quais são essas percepções e as principais mudanças no período.

A conclusão desse estudo é que o futuro é híbrido.

Dentre os profissionais cujas empresas já definiram um formato de trabalho pós-pandemia, 43% relatam que o formato escolhido foi o híbrido. Dentre os profissionais cujas empresas ainda não definiram um formato de trabalho pós-pandemia, 59% sugerem o modelo híbrido. 75% se sentiram melhor e mais produtivos trabalhando à distância mesmo com todos os desafios impostos.

Esse cenário traz diversos desafios às empresas, portanto se você está pensando em um modelo híbrido, comece pelo seguinte:

1) Defina sua política de trabalho remoto. Converse e entenda o que seus colaboradores desejam e como os líderes pensam. Se possível, ofereça opções aos colaboradores para proporcionar maior flexibilidade.

2) Revise suas ferramentas de apoio ao trabalho remoto. Desde computadores, plataformas colaborativas à espaço de trabalho.

3) Desenhe um plano de comunicação, engajamento e capacitação. Nesse ponto, muitas equipes já se adaptaram ao trabalho remoto, mas o híbrido trará outros desafios. Pense nas capacidades que seus times precisarão, e monte seu plano.

4) Capacite seus líderes. Cuidar e orientar equipes à distância já sabemos que é diferente. Mas o que funciona melhor? Pergunte e fomente o aprendizado conjunto entre seus líderes. A liderança continua sendo fundamental, e cada vez mais voltada à liderança facilitadora e distribuída. A gestão colaborativa veio para ficar.