Aqto

Qual é o papel dos líderes no engajamento das equipes?

Em 2019 o Instituto Gallup publicou um artigo mencionando que os líderes impactam o engajamento das pessoas em pelo menos 70%. Ao mesmo tempo, as empresas com funcionários altamente engajados recebem 100% mais candidatos às suas vagas segundo outro artigo publicado pela HBR. Está mais do que provado que pensar no engajamento das pessoas traz resultados para as organizações.

E como os líderes podem engajar pessoas?

Essa é uma das perguntas mais presentes entre os líderes. “Como eu posso engajar minha equipe?” A resposta não é tão simples, pois diversos fatores externos e internos impactam o engajamento, como situação econômica, modelo de negócios, setor em que a empresa está inserida, clima organizacional, cultura e principalmente a relação com o gestor.

E se não conseguimos influenciar e controlar tantos fatores, pelo menos os 70% que cabe ao gestor podemos com certeza influenciar. Trazemos aqui algumas formas de gerar maior engajamento.

Crie vínculos com sua equipe

Criar vínculos não significa ter intimidade ou amizade. Mas sim em conhecer o que importa para cada pessoa, como sua vida afeta seu trabalho, quais são seus sonhos e expectativas de carreira. Deixar-se conhecer pela equipe também facilita a criação e vínculos. Por que não compartilhar um pouco de si e de seus desafios como gestor?

Permita-se sentir-se vulnerável

O líder super-herói é coisa do passado. Mostrar sua vulnerabilidade nos momentos difíceis, sejam eles profissionais ou pessoais pode aumentar a confiança que as pessoas tem no líder. Assumir que não sabe pode ser um catalizador para ideias e inovação.

Aprenda a fazer boas perguntas

Envolver as pessoas na resolução de problemas, na tomada de decisão sobre um projeto ou na forma como cada um quer realizar suas atividades são estratégias que mais trazem engajamento. Para isso, aprenda a fazer pausas e a fazer boas perguntas ao invés de apresentar sempre boas respostas.

Por fim, criar um clima positivo também faz toda a diferença. Afinal, quem consegue se engajar em um ambiente de baixa confiança e medo?