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Com certeza ao longo da sua vida você já ouviu falar no termo “relações interpessoais”, certo? Mas você sabe realmente o que significa? De forma simples e resumida é a capacidade do ser humano de construir relações saudáveis com os outros, seja na vida pessoal ou profissional.

Então, se você é gestor, sabe o quanto relações interpessoais saudáveis interferem no clima e no resultado organizacional, não é mesmo?

Tanto que, muitas empresas já mudaram o seu mindset de que muito mais importante do que possuir um conhecimento técnico é saber conviver com seus colegas de trabalho contribuindo para um ambiente saudável. E isso já tem interferido na forma como o RH faz o seu processo seletivo. E para quem tem o mínimo de maturidade, sabe que não é fácil construir boas relações, isso exige que os dois lados tenham empatia, ética e uma boa comunicação.

Quais os benefícios?

Então, saiba que você enquanto líder tem o papel estratégico de estimular e potencializar boas relações no trabalho que trarão inúmeros benefícios positivos para todos, como:

✅Maior engajamento – um ambiente saudável, gera boas relações e consequentemente aumenta o comprometimento dos colaboradores que estarão mais felizes. Você já viu alguém feliz ficar desmotivado e reclamando da vida?

✅Respeito mútuo – quem não gosta de se sentir respeitado, não é mesmo? Mas para isso você também precisa respeitar os colegas, e um ambiente saudável naturalmente proporciona isso.

✅Melhora da produtividade – pois em um ambiente saudável, é muito mais fácil ser produtivo sabendo que você trabalha com pessoas que te respeitam e que consideram a sua opinião, sem contar os ruídos na comunicação e conflitos que diminuem demais.

O que os gestores devem fazer?

Então, se você é gestor, pesquise e estude formas de melhorar os relacionamentos dentro da empresa, comece aprendendo a ser um bom ouvinte e a praticar a técnica da escuta ativa com seus colaboradores. Realmente, preste atenção e considere o que eles têm a te dizer. Outro passo importante é você aprender a receber críticas e feedbacks, afinal, não é porque você está em uma hierarquia maior na empresa que não precisa mais aprender nada, não é mesmo?

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