- 11 de janeiro de 2023
- Por: roberta
- Categorias: Blog, Consultoria, Gestão, Liderança
Quem nunca teve ou conheceu aquele tipo de gestor autossuficiente que faz tudo por todos, comanda todas as demandas e gosta de ter o controle sobre tudo? Que se mostra sempre firme, não aparenta ter fraquezas, tentando passar uma imagem de um super-humano? Esse é líder herói.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, ser um líder herói não é positivo! No passado esse tipo de liderança pode até ter funcionado, mas atualmente, vemos como esse perfil já está ultrapassado. Conheça neste texto os três principais erros do líder herói.
Os 3 erros do líder herói
- O líder herói tem dificuldade em se conectar com as suas próprias emoções
Os líderes racionais acostumados a exibir seu lado analítico, à moda antiga, encontram dificuldade em olhar para dentro de si. Isso acontece pela insegurança do que este ato pode causar, o medo de parecer fraco, perder o controle ou a sua autoridade.
Muitos líderes passaram sua carreira inteira sendo educados e treinados para não mostrar seus sentimentos e vulnerabilidade dentro do ambiente de trabalho.
O líder não-herói se mostra um humano como qualquer outro, permite ser vulnerável e não tem vergonha de demonstrar isso para o time. Com isso, se aproxima do seu time, cria empatia e abre um canal de diálogo e confiança.
- Eles têm medo de errar
Errar é humano, mas parece que os líderes do tipo herói não conseguem entender isso. Ele vende uma imagem perfeita, de quem não comete erros, não tem falhas, dificuldades ou vulnerabilidades, e se escondem atrás de um personagem que só existe nas histórias em quadrinhos.
Até mesmo os melhores líderes cometem erros. A diferença entre os grandes líderes, os medianos e os ruins é a forma com a qual eles lidam com seus próprios erros. Errar é natural e até pode nos ajudar a crescer profissionalmente e na vida.
O segredo é aprender com os próprios erros e fazer com que seu time também aprenda com suas falhas.
- O líder herói tem medo do caos
O líder herói tem medo de perder o controle (e consequente, falhar). Isso acontece porque este tipo de liderança costuma fazer tudo sozinho, e assim, não consegue dar conta de tudo, não se desliga do trabalho, e nem consegue, já que sua equipe se torna totalmente dependente do chefe.
Ao confiar no time e delegar tarefas, o líder tem o tempo necessário para, de fato, liderar. E, dessa forma, pode contar com um grupo de pessoas para lidar com os problemas que podem surgir. Lembre-se: o seu time existe para agregar.
Você se encaixa nas características do líder herói?
Comete os erros citados? Se sim, saiba que podemos te ajudar.
Conte com a nossa expertise para se tornar um líder melhor para sua empresa, engajar o seu time, fortalecer a cultura organizacional para fazer sua empresa crescer ainda mais.
Na Aqto oferecemos treinamentos, coaching e consultoria voltada para desenvolver líderes de alta performance. Entre em contato pelo 📲WhatsApp (48) 99149-9489 para mais informações.
Aproveite e nos siga também no Instagram (@aqtoconsultoria) e acompanhe conteúdos relevantes e atualizados sobre gestão de pessoas, desempenho e desenvolvimento de líderes.