Aqto

A promoção da saúde das mulheres é muito importante, especialmente no local de trabalho e não é para menos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o INCA, o câncer de mama é o tipo mais comum da patologia, após o câncer de pele. Além disso, é o tipo que causa mais mortes entre elas, como mostra o estudo mais recente do Instituto, que apontou que no ano de 2021 mais de 18 mil mulheres perderam a vida para a doença. A estimativa é que neste ano mais de 73 mil novos casos surjam no país. 

 

Dessa forma,  o Outubro Rosa vem para lembrar que o cuidado deve ser mantido todos os dias. Assim, a sociedade como um todo precisa ser conscientizada e informada sobre o tema. Sobretudo, esse conhecimento pode vir por meio do local de trabalho, uma vez que as pessoas permanecem a maior parte do tempo nesse ambiente. 

 

Um pouco sobre o câncer de mama

 

Ainda de acordo com o INCA, esta “é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início”. Os principais sintomas são: 

 

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

 

Como promover a saúde das mulheres na sua empresa

 

Frequentemente, as mulheres passam mais tempo no local de trabalho do que em suas casas. Por isso, é natural que as empresas compreendam a importância do cuidado com a saúde feminina e criem ações de prevenção e promoção ao cuidado. Veja algumas dicas de como fazer isso na sua empresa: 

 

  • Tenha um cronograma: forme uma equipe com pessoas ligadas à área da saúde e crie um cronograma de ações de prevenção ao longo do ano. Lembre-se que o assunto não deve ser debatido apenas no mês de outubro;
  • Oferta de benefícios: A promoção da saúde das mulheres deve ser assegurada também por meio da assistência à saúde. Não basta conscientizar, é necessário oferecer apoio prático para que essa colaboradora consiga ter acesso ao cuidado em saúde. Dessa forma, a oferta de um plano de saúde é essencial, além de tudo, auxilia na retenção de talentos;
  • Flexibilidade de horários: de que adianta ter um plano de saúde e não poder utilizá-lo por falta de tempo? Assim, é necessário que a empresa seja flexível quanto ao horário para consultas e exames médicos. Se todas as vezes que a trabalhadora solicitar chegar mais tarde ou sair no meio do expediente para cuidar da saúde e receber um olhar negativo do líder, é bem possível que ela deixe a saúde de lado;
  • Instituir o momento da ginástica laboral na empresa: Com uma rotina tão atribulada, nem sempre é fácil ter um momento para fazer atividades físicas. Pensando nisso, muitas empresas contam com a ginástica laboral, quando as colaboradoras param o que estão fazendo e realizam um exercício proposto por um instrutor. 

 

Se sua empresa busca implementar estratégias para garantir um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, a Aqto está pronta para ajudar, somos apoiadores desse movimento de cuidado com a saúde das pessoas. Clique aqui para entrar em contato!